Rubicão ou “Ora direis ouvir estrelas, Loretto?”

5 Mar

Captura de Tela 2016-03-05 às 13.43.14Faz um ano que eu e Loretto não nos acertamos. Eu exijo demais. Ele tem vontade de fazer comigo o que já fez com tantas lagartas: arrancar minha cabeça, me dissecar. Somos muito parecidos e, ao mesmo tempo, nos descobrimos muito diferentes. Em outras palavras: ferrou!  É o Rubicão! Rubicão seria, segundo a Antroposofia, a crise dos nove anos. Aquele momento em que a criança desenvolve, efetivamente, a sua individualidade.

Rubicão, originalmente, é um rio italiano. Mas o Rubicone não é um rio qualquer. Até o ano 49 a.C, os generais romanos eram impedidos por leis do Senado de atravessá-lo com suas tropas – para evitar ameaças militares internas contra a República. Mas Júlio César desobedeceu, atravessou o rio e disse Alea jacta est (“a sorte está lançada”). A transgressão precipitou a Guerra Civil na República e conduziu ao estabelecimento do Império Romano. A expressão “atravessar o Rubicão” significa tomar uma decisão arriscada de maneira irrevogável, sem volta. E de grandes consequências.

Assim, tenho visto o Loretto às margens do rio Rubicão. Disposto a travar combates. E eu sou a velha República…

Mesmo com tudo que conhecemos desse menino chamado Loretto, eu ainda nutria o desejo de que, um dia, ele se deixaria seduzir pela vida sistemática, pelos estudos programados, pela ordem e pelo progresso. No entanto, o tempo passa e vejo que é um sonho vão. Dia desses, ele ficou – sob meu “comando” – algumas horas, estudando o tema Paisagens Rurais e Paisagens Urbanas. Leu tudo sobre atividades econômicas, definições de metrópole, questões sanitárias, populacionais, habitacionais… Ao final, ele só tinha que pontuar – dentre as diferenças vistas entre as grandes metrópoles e as pequenas cidades rurais – qual era a que ele considerava mais importante. E eis sua resposta:

_ Nas metrópoles, é muito mais difícil de ver estrelas.

O Rubicão está passando pela minha aldeia.

De certo, perderei o senso.

Prevejo inúmeras batalhas.

Prevejo um Império.

 

 

 

Deixe uma Resposta

