Livros de gente grande, livro de gente pequena

15 Out

Bilhete do Loretto para o autor do livro Barba Ensopada de Sangue, Daniel Galera

Bilhete do Loretto para o autor do livro Barba Ensopada de Sangue, Daniel Galera

O Loretto adorou o romance Barba Ensopada de Sangue, do Daniel Galera. Mandou até um bilhete para o autor (postei a imagem no Te Indico um Livro). E, agora, aguarda ansiosamente por uma resposta, que talvez nunca venha. Mas não importa: ele tem questões sobre o livro para discutir com o cara que o escreveu e, certamente, Barba Ensopada de Sangue será um romance que ele lerá no futuro, quando estiver mais velho. Teoricamente, quando estiver na idade certa para esse tipo de livro… Mas existe idade certa para esse tipo de livro?

Eu faço essa pergunta porque, no sábado, aconteceu uma coisa curiosa. Eu estava lendo um outro texto “não indicado para a idade do Loretto”: o conto O Imortal, de Jorge Luís Borges. Lia em voz alta enquanto aguardávamos na recepção do Sabará (Loretto teve uma infecção de garganta e precisou dar um pulo por lá). Eu comecei a ler esse conto para ele justamente porque, em Barba Ensopada de Sangue, há algumas discussões sobre a imortalidade. Uma outra mãe sentou-se ao nosso lado e comentou: “Que lindo! Ele gosta de livros? Leva ele no shopping Higienópolis porque tem uma banquinha de livros infantis tudo por R$ 5…. Livros da Disney, Rapunzel, Cinderela…os clássicos…”. Eu prometi que ia, sim. E, quando a mulher saiu de perto, o Loretto exclamou: “Mas eu não gosto dos livros que ela falou…E também não gosto de shopping”.  Continuamos a nossa leitura. De Borges. 

Então pensei que todos os livros são sempre indicados. Eu gosto de literatura, então apresento para o Loretto o máximo de livros que eu posso, na medida em que sinto que ele solicita essa apresentação. Ele já tem seu estilo preferido, seus autores escolhidos, os tipos de narrativa de que mais gosta. E isso não faz dele um menino menos criança. Ele é, como qualquer outro moleque da sua idade, cheio de manhas, birras, brigas, brinquedos e brincadeiras. A diferença está na forma como recebe as informações. Gosta também de livros que são “indicados” para sua idade – mas só dos criativos e cujas ilustrações sejam de excelência… É exigente. 

—-

Por falar em livros (indicados para crianças…), Loretto já está ansioso para a chegada dos livros do Itaú. Todo ano, o banco envia, para quem se cadastrar, uma coleção de livros infantis. Costumam ser muito bons. Esse ano os títulos são: O mundo inteiro, de Liz Garton Scalon e Marla Frazee e O dente ainda doi, de Ana Terra. Inscreva-se também e, se já tiver os livros que eles vão mandar, doe para uma criança.

 

3 Respostas to “Livros de gente grande, livro de gente pequena”

  1. Belmiro Alves 15 de Outubro de 2013 às 20:51 #

    MARCINHA, BOA NOITE

    TODO ANO (DESDE 2011) PEO OS LIVROS DO BANCO ITAU PARA MEUS NETINHOS. ABRAOS A TODOS DA FAMILIA. BEIJOS TIO BELMIRO (CANOA QUEBRADA-CE)

  2. Ricardo Amado 17 de Outubro de 2013 às 20:56 #

    Márcia, tudo bom?

    Acompanho as reflexões do Loretto por aqui, gosto muito de ver essa relação sua com ele e dele com o mundo, é bem especial e inspirador.
    Estou comentando nesse post porque participei (como arquiteto) de um projeto que me fez lembrar muito de vocês. Montamos uma mini exposição no SESC Santo Amaro chamada Bibliotoca. Na verdade é mais um espaço de brincar e ler e viver livros e arte para crianças.
    Estão expostos (e acessíveis ao público para leitura e manuseio) livros lindíssimos das editoras Corraini (Itália), Tara Books (Índia) e Planeta Tangerina (Portugal). Os mediadores incentivam as crianças a criarem suas próprias histórias e fazem diversas atividades relacionadas aos livros. Além disso, nos próximos dias teremos oficinas e conversas com os autores e ilustradores do Planeta Tangerina.
    A equipe do educativo está atualizando constantemente a programação nessa página: https://www.facebook.com/IsTheBookOnTheTable
    Como o Loretto tem essa paixão por livros e esse gosto “exigente”, acho que pode ser uma boa pedida pra vocês! Se der, apareçam.

    Abraços,

    Ricardo

    • marcinhacarini 18 de Outubro de 2013 às 18:33 #

      Olá Ricardo, que bacana! Nós vamos passar por lá, sim! Obrigada pela dica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: