Isso é um útero!

4 Mar

20130304-010249.jpg
Nesta semana, Loretto pintou três quadros. Eles estavam secando na varanda quando eu cheguei. Gostei do amarelinho (na foto aí de cima), o menor de todos, mas não consegui de imediato entender o que a imagem tinha causado em mim. Hoje, pela manhã, resolvi perguntar se os quadros tinham nome, se representavam algo. De maneira geral, o Loretto não tem tido muita paciência para explicar o que e como pintou, não. Então já podia esperar uma resposta tão breve quanto a que realmente veio: “Isso é uma coisa dentro da outra”. Tava explicado: no meu subconsciente, foi exatamente o que eu vi – um útero dentro de uma barriga. “Loretto, será que é um útero?”. Ele respondeu: “Se você quiser, é”

É fato. Se a gente quiser é… E eu não estou falando de força de vontade transformadora, não. Estou apenas pensando como a realidade é construída pelo nosso jeito de ver e pensar o mundo. Eu vi um útero porque a maternidade é um assunto que me interessa, penso muito e falo sobre parto, tive um parto natural que me trouxe bem mais perto de mim mesma. Se eu fosse arqueóloga, veria um ovo de dinossauro. Se eu fosse ufologista, veria um disco voador. Ou um cocô de ET, sei lá. Lembro-me de ter mostrado a um cirurgião hepático o post Pena de Flamingo, e ele comentou: “Nossa! Parece uma lâmina de estudo de biópsia de fígado…”.

Então, o que tenho falado para o Loretto é justamente isso (e a arte ajuda a explicar): 1) não importa o que você diga ou faça, o outro entende a partir do que ele quer entender (além, é claro, do repertório sobre o qual está focado); 2) isso vale para você também. Portanto o grande desafio da sua vida deve ser agregar mais visões sobre a sua própria visão e assim conseguir ver a mesma coisa de muitos jeitos.

No mínimo, no mínimo, Loretto está crescendo com menos preconceitos e verdades absolutas do que eu cresci. Só de ele deixar que as pessoas dêem à sua obra a interpretação que quiserem e que vejam útero onde só tinha uma coisa dentro da outra, eu já acho bem louvável…

Uma resposta to “Isso é um útero!”

  1. Wagner 9 de Março de 2013 às 13:38 #

    Não tenho dúvidas !

    É um útero.

    ET: muito fácil de entender a mensagem.

Deixe uma Resposta

