Uma viagem ao País das Formigas, com Menotti del Picchia

23 Ago

Que legal reencontrar vocês, Pé-de-Moleque e João Peralta!“Procuram-se pais que revisitaram com seus filhos destinos que marcaram sua infância. ” Oba, oba! Chama eu! Eu e o Loretto estamos em viagem ao País das Formigas, lugar sensacional, que eu e meus irmãos conhecemos há mais de 30 anos.  Tá certo que não é bem isso que a Ana Orlandi, minha amiga jornalista, está procurando para a sua reportagem. Ela quer destinos reais… Mas… Bem, o País das Formigas existe… Ao menos, nunca se apagou da minha cabeça. E, pelos olhos brilhantes do Loretto a cada noite, está existindo para ele também.

O livro do Menotti del Picchia não é uma leitura qualquer para mim. É A LEITURA da minha vida. Este é o livro que me fez virar leitora… Em 1977 minha mãe comprou esse livro. Acho que a professora do meu irmão mais velho indicou. Eu tinha quatro anos. Meu irmão mais velho tinha nove e meu irmão do meio, 8. Minha mãe decidiu que leria para a gente, toda noite, um pedacinho. Era um evento. A gente se reunia na sala. Quando o livro acabou, eu decidi que queria aprender a ler o quanto antes, imediatamente. Eu precisava voltar por conta própria e sozinha ao País das Formigas.  E voltei (reli) umas duas vezes.

Agora, tanto tempo depois, estou no meio da viagem com o Loretto. Talvez, para ele, não seja tão marcante como foi para mim. Mas ele está empolgado: se dependesse da vontade do Loretto, o livro inteiro seria lido de uma só vez (estou fazendo em poucos capítulos por dia…acho que para reproduzir o suspense que minha mãe imprimiu na gente quando nos leu…). E é o mesmo livro, aquela edição da Ediouro, com folhas que se soltam. Para o Loretto, melhor ainda, pois ele gosta mesmo é de livros velhos…

Viva João Peralta! Viva de Pé-de-Moleque! os dois foram meus amigos de infância e, agora, brincam com o Loretto. Fazem um belo trio esses três!

No capítulo que lemos ontem, a Rainha das Formigas convidou os dois meninos para um grande evento

Deixe uma Resposta

