Presentes inesquecíveis de aniversário

2 Maio

Vimos De Chirico no Masp, neste final de semana. Eu gosto muito do De Chirico – sobretudo do quadro “Enigma de uma tarde” que tem no MAC da USP. Contei para o Loretto que me encanta o verde do céu daquela praça (que se repete em várias telas do artista). A sombra rasteira me faz crer que esse é uma paisagem de outono às 16h, bem perto do horário em que eu nasci. Ao sair da exposição, o Loretto me perguntou se eu gostaria de ganhar um quadro de aniversário. Eu aniversario daqui uma semana. Em casa, pediu tela e suas tintas. Sentou no chão do quarto, solicitou gentilmente que eu saísse. Alguns minutos mais tarde, me chamou. Eu fiquei emocionada ao ver a obra que ele tinha acabado de pintar. Não tinha nome, segundo ele, mas era o meu presente de aniversário. Eu sei que toda mãe é mezzo judia mezzo italiana quando fala de seu filho. Eu sei que todo filho menino tem um Édipo dentro de si. Mas, faça de conta que eu não sou a mãe do Loretto e olhe esse quadro nos detalhes (que copio abaixo para não deixar dúvidas). Esse quadro é bom. Tem nuance de cores, tem textura, tem vida… É um quadro para o meu aniversário. “Enigma de uma tarde” foi durante muito tempo o meu quadro preferido. Perdeu lugar para este quadro do Loretto, feito numa tarde de outono, para mim.

 

2 Respostas to “Presentes inesquecíveis de aniversário”

  1. PatPat 3 de Maio de 2012 às 10:12 #

    de encher os olhos dágua!
    pro post ficar completo, só faltou o link pro Enigma de uma Tarde do De Chirico😉

    beijos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um quadro místico | Maestro Loretto - 4 de Setembro de 2013

    […] de um ano depois de ter feito o quadro que me deu de aniversário (leia o post de maio de 2012), Loretto volta a fazer o círculo colorido, com pingo grosso de tinta no meio. Comecei a achar […]

Deixe uma Resposta

