Mira Schendel e o quadro que grita

26 Jan

20120126-014230.jpg

Loretto participou da atividade infantil do Instituto Moreira Salles, em Higienópolis. Viu as obras, olhou de pertinho com lupa, examinou os materiais, ouviu sobre a artista (e deu muitas opiniões como é seu estilo). Ao final, ganhou material para produzir sua própria tela. A vó Isaura, que o acompanhou, ficava pensando assim: “Por que ele não faz um quadro certinho como das outras crianças?”. Com quadro certinho, ela queria dizer algo mais literal, uma figura qualquer. Não. O quadro do Loretto saiu cheio de materiais àsperos.

20120126-014256.jpg

Eu acho que Loretto quis diz algo com esse quadro. A imagem cheia de pontas de palitos quebrados, pedaços de carpete e juta rasgados, tiras de papel alumínio, segundo ele, chama-se Napoleanos. Ele não gosta de explicar os nomes das obras, então, fiquei tentando decifrar isso. Eu já contei para ela a história de Napoleão (de como o baixinho foi invadindo e conquistando toda a Europa). Acho que o quadro é isso, meio bélico, meio invasivo. Minha mãe talvez não tenha gostado tanto, mas eu acho que a Mira Schendel iria gostar.

Napoleanos
Um monte de coisas sobre tela

Deixe uma Resposta

