Loretto achou um fóssil!

8 Ago

20110808-010007.jpg

Há tempos queríamos levar o Loretto para conhecer os Varvitos de Itu. É uma formação geológica gerada por deposição de sedimentos glaciais. O que a gente vê é um paredão todo filetado e cada camada mais espessa dessas equivale a um período de derretimento (meses de primavera e verão).
O Loretto foi para lá com ares de explorador. Adorou o Parque. Sobretudo porque conseguiu achar um fóssil! Para isso, bastou procurar entre as pedras. O fóssil estava lá, como que esperando por ele, como que colocado por algum amigo, tipo o Nestor Pires… Loretto desbastou essa pedra até chegar ao fóssil propriamente dito, uma espécie rara de molusco que se transforma em resina pintada depois de milhões de ano. Muito bom!

20110808-010034.jpg

2 Respostas to “Loretto achou um fóssil!”

  1. Nestor 9 de Agosto de 2011 às 8:40 #

    Esse molusco é da época Creto-Jurássica (ou Juro-Cretácea, não lembro bem…). Êle foi contemporâneo daquele outro animal – já extinto devido ao extenso uso de sua pele – o Acrílicus Vulgaris.

  2. PatPat 9 de Agosto de 2011 às 23:25 #

    puxa, isso me lembra os “estudos do meio” que fazia com a Escola Estadual Barão de Suruí! lembro que quando fui fazer uma visita (não em Itu, mas em Porangaba, igualmente rica em fósseis) achei vários de moluscos e até um de peixe!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: